O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), localizado na entrada do distrito de Icoaraci, em Belém, consolidou-se como um símbolo da saúde pública no Norte do Brasil, desde sua reconstrução. Com nove andares distribuídos em mais de 40 mil metros quadrados de área, é considerado a maior unidade hospitalar do Pará, e tem um modelo de assistência em média e alta complexidade.
A atual estrutura foi entregue à população em setembro de 2019 pelo governador Helder Barbalho, como parte de um amplo programa de investimentos na rede estadual de saúde. Desde então, o Hospital Abelardo Santos tem ampliado sua capacidade assistencial. Em 2024, ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos realizados a milhares de pessoas de Belém e outras regiões do Pará.
Antes de se tornar o que é hoje, o HRAS já existia e era conhecido, de forma carinhosa, como “Abelardinho”, devido à estrutura menor da época, bem diferente da atual. Fundado em 1992, o hospital foi considerado uma obra histórica, pois marcou a transformação de uma simples Unidade Básica de Saúde (UBS) em uma instituição médico-hospitalar com atendimento 24 horas por dia.
Raimundo Almeida, 58 anos, lembra como começou sua trajetória no HRAS, onde foi estagiário em 1995 e permaneceu até 2004. “Foi o meu primeiro emprego, meu primeiro contato com a saúde e com os pacientes. Tudo era novo, e a equipe era unida para prestar o melhor atendimento. Mas percebemos que precisávamos crescer, pois estávamos ficando pequenos para o tamanho da população”, contou.
O hospital leva o nome do médico pediatra paraense Dr. Abelardo Santos, um dos primeiros profissionais a contribuir significativamente para o desenvolvimento da pediatria no Pará. Em uma época marcada pela escassez de médicos e pelas dificuldades de deslocamento para as regiões do interior, o Dr. Abelardo destacou-se pelo seu compromisso com a saúde infantil.
Na década de 1950, o pediatra foi responsável por organizar as bases do ensino da Pediatria no Pará. Ele se tornou catedrático da disciplina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) e presidiu a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em 1959. Em reconhecimento à sua trajetória, Dr. Abelardo Santos foi homenageado como patrono da Cadeira 21 da Academia Brasileira de Pediatria.
O post Estado fortalece rede de saúde com a modernização do Hospital Abelardo Santos apareceu primeiro em Rede Humaniza SUS.