Quantcast
Channel: Arquivo de Notícias - Rede Humaniza SUS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 392

Hospital Abelardo Santos eleva padrões de segurança com checagens rigorosas antes da cirurgia

$
0
0

Alinhado às metas internacionais de segurança do paciente e prevenção de infecções, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, implementou o projeto “Pit Stop da Cirurgia Segura” nos Centros Cirúrgico e Obstétrico. A iniciativa busca fortalecer a atuação da equipe multidisciplinar junto ao usuário, minimizar riscos cirúrgicos e assegurar qualidade nos processos realizados.

Considerado a maior unidade de saúde pública do Governo do Pará, o hospital realizou 11.404 cirurgias nos últimos 12 meses. Entre os procedimentos, destacaram-se as urgências e emergências obstétrico-ginecológicas (6.033), os de vascular geral (1.061) e as correções de pé-torto congênito (811). Na obstetrícia, foram realizados 5.003 partos, sendo 2.327 normais e 2.676 cesarianas.

Diante do grande volume apresentado, foi desenvolvida essa proposta lúdica e humanizada, em ambos os setores. O projeto utiliza elementos característicos dos boxes de campeonatos automobilísticos, simulando as paradas técnicas realizadas para verificar as condições mecânicas dos carros. Nesse contexto, a “parada técnica” representa o momento em que o usuário realiza o checklist pré-operatório.

Thalita Beltrão, coordenadora do Centro Obstétrico, explica como funciona: “Essa etapa é essencial para a verificar itens fundamentais, como o nome completo do paciente, a pulseira de identificação, o termo de consentimento assinado, a remoção de adornos, a condição de jejum, o prontuário, os exames, o local da cirurgia e o tipo de procedimento, entre outros. Essa checagem garante que tudo ocorra bem”.

As coordenadoras esclarecem que, ao identificar qualquer inconformidade, esta é imediatamente corrigida para possibilitar a continuidade de admissão do paciente no Centro Cirúrgico. O desfecho tem sido o acompanhamento dos indicadores assistenciais, os quais demonstram que, desde a recente implementação do projeto, houve diminuição significativa de cirurgias canceladas.

O Hospital Abelardo Santos é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.

                                          

O post Hospital Abelardo Santos eleva padrões de segurança com checagens rigorosas antes da cirurgia apareceu primeiro em Rede Humaniza SUS.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 392

Latest Images

Trending Articles